Rota Bioceânica: entenda o que é e como pode impactar Três Lagoas
A Rota Bioceânica consiste em uma iniciativa que tem o objetivo de conectar o Brasil ao Chile. A implementação desse projeto promete trazer inúmeros benefícios aos países envolvidos, que vão desde econômicos, logísticos e na infraestrutura das cidades por onde vai passar.
Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, está entre as cidades-chave que serão impactadas pela implementação da rota. Além de proporcionar ganhos importantes para o comércio internacional, o projeto também vai impactar fortemente o potencial imobiliário da cidade. Leia o artigo e entenda mais sobre o assunto.
O que é a Rota Bioceânica?
A Rota Bioceânica é um projeto que consiste em um corredor viário que será usado para integração internacional, conectando o Brasil ao Chile. São quatro os países que vão fazer parte da rota: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. No Brasil, ela passará pelo estado do Mato Grosso do Sul.

Essa iniciativa visa tornar o transporte de produtos mais ágil, reduzindo não apenas o tempo, mas também os custos com exportação para os mercados asiáticos. Ao impulsionar o comércio internacional, consequentemente o projeto vai oferecer uma série de benefícios econômicos a todos os países envolvidos.
Estando mais de 50% concluída, a previsão é que a Rota Bioceânica seja finalizada até novembro de 2025. Para isso, a infraestrutura contará com a pavimentação de trechos de rodovias, sendo a extensão da rota de quase 2.400 quilômetros, para ligar um oceano a outro.
Benefícios e impactos da Rota Bioceânica para a cidade de Três Lagoas
Com a sua localização privilegiada, a cidade de Três Lagoas será uma das impactadas com a implementação da Rota Bioceânica. Entenda:
Impactos no setor industrial e no agronegócio
O corredor criado pela rota vai beneficiar as indústrias da cidade, como as de celulose, papel e madeira que se encontram instaladas em Três Lagoas. Afinal, vai contribuir para o escoamento de mercadorias desses produtos para o mercado nacional e internacional, proporcionando maior agilidade nas operações logísticas.
A Rota Bioceânica também tem o potencial para impulsionar a exportação dos produtos agropecuários da região. Com o aumento da infraestrutura de transporte, a cidade ganhará com um fluxo maior de veículos pesados, aumentando a capacidade de realizar negócios internacionais das empresas.
Impactos na Infraestrutura e Logística
Outra vantagem consiste nas melhorias trazidas pela Rota Bioceânica nas rodovias e outros modais de transporte. Como a cidade que mais exporta no Mato Grosso do Sul, a capital mundial da celulose será beneficiada com a melhoria da infraestrutura logística.
Três Lagoas já é reconhecida como um dos maiores centros exportadores do estado, o que será ampliado com a chegada da rota. O resultado será um impacto econômico significativo para a cidade, proporcionado por uma logística ainda mais avançada e estratégica.
Impactos no Turismo
O turismo é outro dos setores que serão impactados com a Rota Bioceânica, o que se deve ao potencial aumento do fluxo de visitantes estrangeiros.
Ao se tornar mais conhecida do exterior, mais turistas vão querer saber o que fazer emTrês Lagoas. Outras cidades da região também podem ser impactadas de maneira positiva nesse quesito, tornando o estado mais atrativo para quem vem do exterior.
Nesse sentido, uma das necessidades será investir no setor hoteleiro, de modo a acomodar a frequência maior de brasileiros e estrangeiros que passam pela cidade. Isso vai levar a Rota Bioceânica a impulsionar também o investimento em restaurantes, aluguel de carros e outros setores.
Impactos Econômicos
Em relação aos impactos econômicos, a rota certamente vai contribuir para a redução dos custos logísticos e o tempo para realizar o transporte das mercadorias para exportações. Um exemplo é o escoamento de produtos como celulose para três portos do Chile.
Também podemos citar as novas oportunidades trazidas pela Rota Bioceânica para empresas e indústrias, instaladas ou que desejam se estabelecer, na cidade de Três Lagoas, afinal, essas empresas poderão usufruir das vantagens logísticas e de toda a infraestrutura proporcionada pela rota. O resultado se traduz em mais economia no transporte e maiores oportunidades de negócios e exportações.
Além disso, novas pessoas serão atraídas para a cidade em busca de oportunidade de emprego. O aumento da população na cidade também impulsionará outras áreas, resultando na ampliação do comércio.
Mais uma vantagem da implementação da rota é a valorização imobiliária. Isso porque, com o aumento das demandas e crescimento das empresas, maior será a necessidade de contratar novos colaboradores. Sendo assim, a busca por moradias também aumentará expressivamente, o que se traduz em uma excelente oportunidade para quem se pergunta se vale a pena investir em imóveis.
Fonte: NiegoFarias – Amplace