Presidente paraguaio se reúne com CEO do JPMorgan Chase em Nova York
Nova York, 30 de abril (EFE) – O presidente paraguaio, Santiago Peña, se reuniu quarta-feira em Nova York com Jamie Dimon, CEO do JPMorgan Chase, com quem discutiu, entre outros temas, oportunidades de investimento no país sul-americano e o projeto do Corredor Bioceânico, uma rota terrestre que conectará o sul do Brasil aos portos chilenos, segundo fontes do governo em Assunção.
“Compartilhei as ações que estamos promovendo para consolidar o Paraguai como um destino confiável e competitivo, combinando estabilidade macroeconômica, regras claras, energia limpa e o talento do nosso povo”, publicou Peña na rede social X, a respeito da agenda deste dia de sua visita aos Estados Unidos, que inclui as cidades de Nova York e Los Angeles.
A Presidência paraguaia acrescentou em comunicado que durante a reunião foram abordados “aspectos-chave do posicionamento” do país sul-americano “como um destino confiável para investimentos estratégicos”.
Entre eles, acrescentou a nota, estava o Corredor Bioceânico, um projeto que visa conectar os oceanos Atlântico e Pacífico por meio de uma malha rodoviária que se estenderia por cerca de 2.400 quilômetros, começando no sul do Brasil, atravessando o Chaco paraguaio, as províncias argentinas de Salta e Jujuy e chegando aos portos chilenos de Antofagasta, Mejillones e Iquique.
Eles também discutiram o uso da hidrovia dos rios Paraná e Paraguai, que transporta 80% do comércio exterior do país, o desenvolvimento do setor florestal, o potencial energético regional e o potencial do Paraguai como um polo logístico de manufatura, de acordo com o comunicado.
O ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Javier Giménez, que integra a delegação que acompanha Peña Nieto, destacou, em vídeo divulgado pela Presidência, o interesse demonstrado durante o encontro pelos “setores que o governo está promovendo nesta nova fase da economia global”, sem fornecer mais detalhes.
Além disso, Giménez informou ao X sobre o encontro que tiveram nesta terça-feira com investidores americanos reunidos no Citigroup, em Nova York, com os quais, segundo ele, conversaram “sobre o Paraguai como uma potencial sede de produção tecnológica e um polo de serviços”.
Peña, que permanecerá nos Estados Unidos até 5 de maio, se encontrou com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, na segunda-feira e participou no dia anterior como orador da 66ª sessão plenária da 79ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Fonte: Swiss Info