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Presidente Gabriel Boric apresenta o Plano de Ação para o primeiro Corredor Rodoviário Bioceânico

O presidente Gabriel Boric Font, juntamente com ministros e autoridades regionais, apresentou o Plano de Ação para a Implementação do Corredor Rodoviário Bioceânico no Chile. Trata-se de uma iniciativa estratégica que conectará o Oceano Pacífico ao Atlântico por meio de uma rodovia que cruzará Chile, Argentina, Paraguai e Brasil.

Este corredor, que terá mais de 2.400 quilômetros de extensão, busca consolidar uma rota comercial entre esses países, partindo de Campo Grande, no Brasil, até os portos do norte do Chile (Antofagasta, Iquique e Mejillones).

Este é um megaprojeto de infraestrutura que fortalecerá a conectividade dos países-membros, impulsionando suas economias por meio da criação de novas oportunidades comerciais e logísticas, além de economizar tempo e quilômetros no transporte de mercadorias exportadas.

A Comissão de Alto Nível para o Desenvolvimento do Corredor Rodoviário Bioceânico é coordenada pelo Ministro da Economia, Desenvolvimento e Turismo, Nicolás Grau, e é composta pelos ministros do Interior, Relações Exteriores, Fazenda, Obras Públicas, Agricultura, Transporte e Telecomunicações e Patrimônio Nacional. Também participam os governadores e delegados presidenciais regionais de Antofagasta e Tarapacá.

2.400 quilômetros considera o corredor que partirá de Campo Grande, no Brasil, até os portos do Norte do Chile.

Para completar este corredor, o Chile planeja desenvolver 22 projetos rodoviários estratégicos:

Melhorias em trechos rodoviários: 5 substituições, 12 melhorias, 1 manutenção e 1 expansão.
Projeto de melhoria da conexão entre a Rota 1 (acesso sul a Iquique) e a Rota 16 (acesso leste).
Melhoria da rotatória do Pampino e suas conexões.
Melhoria do acesso norte ao Porto de Mejillones em fase de projeto.
Avaliação de um novo acesso ao Porto de Iquique.
Outro ponto importante deste plano de ação é o desenvolvimento de obras que facilitarão o acesso rodoviário às áreas portuárias por meio da construção de portos secos. Além disso, a segurança em nossas fronteiras será reforçada, com um novo posto de inspeção no Passo Jama, que inclui mais efetivo dos Carabineros (Polícia) e da PDI (Forças de Defesa).

Cinco eixos do Plano de Ação do Corredor Rodoviário Bioceânico


Segurança nacional: local de inspeção perto de Jama Pass e um porto terrestre para consolidar a supervisão.
Infraestrutura facilitadora: 22 projetos para modernizar a infraestrutura rodoviária e paradas de descanso em Mejillones e San Pedro de Atacama.
Logística e capacidade portuária: Novo guindaste no Porto de Iquique e ampliação do Quebra-mar no Porto de Antofagasta.
Coordenação entre países e fronteiras: Ação coordenada sobre normas e procedimentos de controle aduaneiro.
Oportunidades de negócios e investimentos privados: Por meio do desenvolvimento de setores como mineração, agronegócio e manufatura.

Fonte: Governo – Chile

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