BusinessChileCorredor Bioceânico

Prefeito Soria avalia o Plano de Ação do Corredor Rodoviário Bioceânico. Eixos estratégicos buscam materializar esse megaprojeto de integração

Liderada pelo presidente Gabriel Boric Font, a Comissão de Alto Nível do Corredor Rodoviário Bioceânico (CBV) apresentou o Plano de Ação. Estabelece uma série de medidas, prazos e responsabilidades para garantir as condições propícias para que a rota CBV, correspondente ao Chile, opere sem problemas.

“Quando o prefeito Soria, em uma reunião no Cerro Castillo – nunca esquecerei – me mostrou um mapa e colocou Iquique como “o centro do mundo” em relação ao Corredor Bioceânico (…) a verdade é que esse entusiasmo das regiões é o que se traduz em obras, é motivador e nos obriga, desde o Estado, a agir e estar à altura das circunstâncias”, afirmou o presidente em seu discurso, destacando o papel das autoridades do norte do país no processo de integração.

A Comissão de Alto Nível da CBV foi criada por ordem do Presidente em julho de 2024 e se reuniu em duas ocasiões: a primeira, em Antofagasta, em 1º de agosto de 2024, onde foi estabelecido um diagrama para priorizar e executar ações durante aquele ano; A segunda, em Iquique, em 13 de janeiro de 2025, na qual foram estabelecidas as bases e analisadas novas oportunidades de negócios para o norte do país.

Com base nas avaliações realizadas nessas duas ocasiões, 30 medidas foram identificadas, priorizadas e aprovadas para implementação em cinco áreas de trabalho: Segurança Nacional, Infraestrutura Habilitadora, Logística Portuária, Coordenação entre Países e Fronteiras, Oportunidades de Negócios e Investimento Privado.

“Passamos de um sonho que muitos consideravam loucura para a realidade. Se olharmos para trás, 50 anos atrás, o prefeito Jorge Soria Quiroga estava antecipando os acontecimentos; ele foi chamado de sonhador, mas agora, o presidente deu instruções para acelerar e finalizar o projeto. Atualmente, temos uma proposta que será entregue aos nossos países vizinhos para nos ajudar a cumprir a importância da integração física, o que nos permitirá ter maiores oportunidades de intercâmbio comercial, turístico e cultural”, disse Mauricio Soria Macchiavello, prefeito de Iquique.

“Começamos há mais de 50 anos, pensando que a maneira de nos desenvolvermos como continente era construir rodovias conectando o Atlântico e o Pacífico. Isso foi reafirmado hoje e agora é uma realidade. O fato de o Presidente do Chile ter ordenado a conclusão do projeto o mais rápido possível significa que temos um Presidente que nos ouviu. Sonhos se realizam”, disse o Senador Jorge Soria Quiroga.

O prefeito de Iquique, que participou como convidado da cerimônia de apresentação do Plano de Ação desta comissão, avaliou as medidas a serem implementadas, que abordam uma série de lacunas identificadas, para concluir este megaprojeto de 2.300 quilômetros, que conecta por terra as regiões do Mato Grosso do Sul, no Brasil, com o Chaco paraguaio, as províncias de Salta e Jujuy, na Argentina, terminando em Iquique, Mejillones e Antofagasta, permitindo aproximar e fortalecer o fluxo de exportações e importações para mercados estratégicos.

“Em termos simples, o grande potencial do Corredor Bioceânico reside no fato de permitir o transporte de produtos do Brasil, em casos extremos, para o continente asiático, em aproximadamente 10 dias a menos do que o necessário para atravessar o Atlântico e passar pelo Canal do Panamá. É um projeto concreto para fortalecer os laços dentro do nosso continente e uma excelente oportunidade para todo o nosso país, em particular para as regiões de Antofagasta e Tarapacá”, explicou o Ministro da Economia, Desenvolvimento e Turismo, Nicolás Grau Veloso, que detalhou a estratégia.

Entre os benefícios esperados estão a melhoria da eficiência logística, redução de custos operacionais e tempos de transporte; crescimento econômico impulsionado pela revitalização do capital local e pela criação de empregos; e novas oportunidades de investimento, graças à diversificação produtiva.

“Estamos muito orgulhosos de que isso seja mais do que um anúncio; é um plano concreto com ações concretas, com o qual já estamos avançando para torná-lo realidade o mais breve possível. Iquique é um porto com significativo potencial de crescimento; há espaço para crescer e expandir, movimentando muito mais carga do que movimentamos atualmente. A conectividade é importante aqui e, para isso, precisamos melhorar o acesso ao porto e impulsionar a carga que será enviada para o resto do mundo”, explicou Magdalena Balcells González, presidente da Empresa Portuária Iquique.

O governador José Miguel Carvajal Gallardo também esteve presente na cerimônia realizada no Palácio de La Moneda. Ele elogiou o fato de que este grande projeto tenha sido promovido pela Prefeitura de Iquique, por meio da liderança do ex-prefeito Jorge Soria Quiroga, a quem ele homenageou em seu discurso.

“Em Iquique e na nossa região de Tarapacá, esta tem sido uma demanda sentida do território, onde se destacou a liderança do Senador Jorge Soria Quiroga e este trabalho colaborativo com o Prefeito Mauricio Soria Macchiavello (…) Os sete municípios se envolveram e se entusiasmaram em poder materializar este projeto econômico que está sendo executado. Depois de tantas décadas, hoje podemos finalmente materializar e avançar em termos reais para esta troca que só gerará boas notícias econômicas, melhores e mais empregos e, portanto, uma melhor qualidade de vida para todos”, disse Carvajal Gallardo.

O Corredor Rodoviário Bioceânico foi definido na Declaração de Assunção sobre Corredores Bioceânicos de 21 de dezembro de 2015, assinada pelos líderes do Brasil, Argentina, Paraguai e Chile, que concordaram em avançar gradualmente em sua implementação.

Fonte: Edición Cero

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *