Porto de Antofagasta apresenta avanços no Brasil em seu portfólio de projetos alinhados ao Corredor Bioceânico
Como parte da delegação que acompanhou o presidente Gabriel Boric em sua visita oficial ao Brasil, Porto Antofagasta participou de reuniões diplomáticas, técnicas e empresariais de alto nível. Na ocasião, ele também apresentou o andamento de sua carteira de projetos alinhados ao Corredor Rodoviário Bioceânico, destacando seu papel estratégico e projetando sua infraestrutura como uma plataforma fundamental para a integração sul-americana.
A estatal foi representada por seu gerente geral, Carlos Escobar Olguín, que discutiu as iniciativas que garantiram financiamento e buscam fortalecer a capacidade operacional da estação marítima, além de aumentar sua resiliência climática e almejar uma logística portuária moderna, segura e eficiente.
Um dos eixos centrais foi a Expansão do Molo de Abrigo, uma obra de infraestrutura marítima que visa reduzir em 90% os fechamentos operacionais devido às ondas, melhorar a continuidade do serviço e adaptar o porto às mudanças climáticas. “Esta iniciativa está atualmente em fase avançada de projeto e recentemente recebeu sua terceira visita técnica como parte do processo de licitação internacional, enquanto testes de modelagem física estão sendo conduzidos no IHCantabria, na Espanha”, informou Puerto Antofagasta.
Paralelamente, a Zona de Desenvolvimento Logístico La Negra avança com projetos de desenvolvimento urbano que incluem pavimentação, iluminação, áreas de descanso para transportadores e uma conexão direta com a Rota 5. “Este espaço de 50 hectares foi projetado como um polo de simbiose industrial e logística, com capacidade para serviços especializados, PMEs e uma futura zona de livre comércio paraguaia. Sua inauguração está prevista para o segundo semestre de 2025”, afirmou a empresa portuária de Antofagasta.
Também foi apresentado o andamento do projeto de Expansão e Modernização do Porto de Portezuelo. Este projeto otimizará a gestão do fluxo de carga e reduzirá o congestionamento urbano, contribuindo para operações mais seguras e eficientes. “Este projeto será integrado ao sistema portuário por meio de soluções logísticas intermodais que fortaleçam a conexão entre o porto e seu hinterland”, afirmou a estatal.
Esses projetos, incluídos no Plano Diretor do Porto de Antofagasta, estão alinhados “com os objetivos de desenvolvimento sustentável, a política portuária nacional e as oportunidades abertas pelo Corredor Bioceânico como um polo de integração para Chile, Brasil, Argentina e Paraguai”, enfatizou a autoridade portuária.
Mesa redonda
Um dos destaques que Porto Antofagasta destacou como significativo durante a visita oficial foi sua participação na Mesa Redonda “Oportunidades de Negócios e Investimentos para o Corredor Bioceânico”, realizada na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. O evento destacou o papel estratégico de logística da empresa portuária estatal chilena, suas vantagens comparativas e seu compromisso com a integração regional efetiva.
“Nossa presença nesta missão oficial reafirma o compromisso de Porto Antofagasta com o desenvolvimento de uma infraestrutura que sirva à integração sul-americana. Representamos não apenas o sistema portuário do norte do Chile, mas também um modelo de gestão pública eficiente, com perspectiva regional e conectado ao futuro logístico do continente”, afirmou Carlos Escobar Olguín.
Durante a visita, Porto Antofagasta também participou de eventos importantes, como a cerimônia oficial no Palácio do Planalto, reuniões ampliadas entre delegações e o Fórum Empresarial Chile-Brasil, fortalecendo sua posição institucional junto a autoridades, sindicatos, investidores e líderes do setor privado de ambos os países.
“Porto Antofagasta fecha assim uma agenda internacional de alto nível, reafirmando seu papel como uma cidade portuária moderna, comprometida com seu território e com uma visão estratégica que conecta a América do Sul ao mundo através do Pacífico”, anunciou a estatal.
Fonte: Portal Portuário CL