Peru quer reunião com China e Brasil sobre a bioceânica
O Ministério da Economia do Peru afirmou em comunicado que o país buscará uma reunião de alto nível com a China e o Brasil para avançar em um projeto de ferrovia bioceânica, divulgaram a Reuters e o MoneyTimes.
Embora o traçado da ferrovia ainda esteja sendo definido, a intenção é conectar a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), atualmente em execução, com a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), unindo-as ao Peru.
O ministro da Economia, Raul Perez Reyes, reuniu-se com o embaixador da China no Peru, que lhe disse que uma reunião entre os líderes dos países ajudaria a definir um roteiro conjunto para o corredor ferroviário regional, de acordo com o comunicado.
A ferrovia proposta conectaria o Brasil a um novo porto na costa do Pacífico peruano, criando uma rota comercial com a China que permitiria evitar rotas pelo Canal do Panamá e pela ponta sul da América do Sul.
A proposta peruana de construção da ferrovia bioceânica é antiga e dependente do apoio brasileiro para sair do papel.
Em junho de 2019, os então presidentes do Peru e da Bolívia comprometeram-se a preparar um estudo de viabilidade para construir uma ferrovia partindo do Brasil, em um corredor que ligaria a costa do Pacífico à costa do Atlântico e, dessa forma, impulsionaria o comércio com o mundo.
Porém, Bolsonaro teria preferencia por parceria com o Chile, que era governado por Sebastián Piñera.
Na ocasião, o Peru previa que o plano ferroviário poderia custar cerca de US$ 7,5 bilhõe em território peruano e que o financiamento poderia vir da China, principal mercado das exportações da América do Sul.

Alguns detalhes do projeto
O projeto do trem bioceânico foi apresentado em 2023. Cerca de 80% das exportações bolivianas saem pelo porto chileno de Arica.
O trem bioceânico também poderia beneficiar outros países porque a cidade boliviana de Puerto Quijarro serviria como ponto de enlace entre uma futura hidrovia Paraguai-Paraná e a ferrovia para exportar produtos do Paraguai, Uruguai e Argentina pelo Oceano Pacífico.
A construção da Ponte Bioceânica, que conectará Carmelo Peralta, no departamento do Alto Paraguai, a Puerto Murtinho, no Brasil, atingiu um índice geral de conclusão de 68,92% até abril de 2025, com progresso significativo na construção de pontos de acesso, estruturas principais e elementos complementares.
Esta ponte é um componente essencial do Corredor Rodoviário Bioceânico, um projeto que busca conectar os oceanos Atlântico e Pacífico através do Chaco Paraguaio.
O projeto não só melhorará a conectividade física entre o Paraguai e o Brasil, mas também impulsionará a integração regional e o desenvolvimento econômico na América do Sul.
Em todos os acordos firmados, há quatro eixos estratégicos delineados durante a visita do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil no final do ano passado: o Novo PAC, a Nova Indústria Brasil, o Plano de Transformação Ecológica e as Rotas de Integração Sul-Americana, sendo estas últimas um dos projetos mais relevantes do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).
O interesse da China se concentra na construção da Ferrovia Bioceânica, que, uma vez finalizada, interligará Ilhéus (BA) ao porto de Chancay, no Peru.
O trajeto da ferrovia passará por regiões-chave do agronegócio brasileiro, incluindo o Matopiba, a área de fronteira entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Fonte: Misto Brasil