Peña fala com o presidente da empresa emiradense DP World sobre projetos portuários e logísticos
Assunção, 25 de maio (EFE) – O presidente paraguaio, Santiago Peña, se reuniu neste domingo com o sultão Ahmed Bin Sulayem, presidente da multinacional emiradense DP World, onde ele destacou as “oportunidades” que seu país oferece em portos e logística, como parte de sua visita oficial aos Emirados Árabes Unidos (EAU).
O presidente, que está em viagem pela Ásia, que também incluiu visitas ao Japão e Cingapura, relatou em sua conta no X que conversou com o empresário “especialmente” sobre o projeto do Corredor Rodoviário Bioceânico, que ligará o sul do Brasil, no Atlântico, aos portos chilenos, no Pacífico.

Este megaprojeto, lançado em 2015, é uma rota terrestre que conectará o centro-oeste do Brasil, passando por 532 quilômetros do Chaco paraguaio e as províncias argentinas de Salta e Jujuy, até o norte do Chile, chegando aos portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique.
Peña disse que eles também discutiram a Hidrovia Paraguai-Paraná, o corredor natural que liga o país sul-americano ao Atlântico e transporta quase 80% do seu comércio exterior.
“Continuamos mostrando ao mundo o enorme potencial do nosso país e abrindo portas para atrair investimentos que impulsionem o desenvolvimento e gerem mais empregos para o nosso povo”, disse o líder paraguaio, que enfatizou que a DP World, especializada em logística de cargas e operações de terminais portuários, “opera em mais de 40 países e movimenta mais de 70 milhões de contêineres anualmente”.
O presidente, que está visitando os Emirados Árabes Unidos desde sábado, já se encontrou com o ministro da Economia dos Emirados Árabes Unidos, Abdulla Bin Touq Al Marri, e com líderes empresariais dos setores de logística e tecnologia do país, como a Terminals Holding e a gigante de inteligência artificial G42.
Durante os encontros, foram discutidas, entre outros temas, a possibilidade de exportar produtos paraguaios por meio de um corredor logístico e “alianças estratégicas para alavancar a energia limpa do Paraguai” e desenvolver data centers, segundo declaração de Peña Nieto neste sábado.
Peña Nieto expressou apoio às negociações para um acordo de livre comércio entre os Emirados Árabes Unidos e o bloco Mercosul, que também inclui Brasil, Argentina, Uruguai e Bolívia (em processo de adesão total), e apoiou a abertura de mercados na Ásia. EFE
nva/gpv
(foto)
Fonte: SwissInfo CH