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Paraguai estuda construção de ferrovia para integração no corredor bioceânico

O Paraguai pode dar um passo estratégico rumo à integração logística sul-americana com a construção de um trecho ferroviário de aproximadamente 530 km dentro do seu território. O projeto, denominado Corredor Ferroviário Central Bioceânico, tem o objetivo de conectar o país às redes ferroviárias do Brasil, Argentina e Chile, garantindo acesso direto ao Porto de Antofagasta e facilitando a exportação de mercadorias para o mercado asiático.

Objetivo e importância da ferrovia

A nova infraestrutura permitirá uma redução significativa nos custos e tempo de transporte para os produtos paraguaios e de outros países do Mercosul. Com uma demanda estimada em mais de 10 milhões de toneladas anuais, a ferrovia atenderia o transporte multimodal, integrando-se a terminais, estações e depósitos logísticos.

Investimento e implementação

A implementação do projeto está aberta a investimentos privados, e a forma de associação para a sua execução ainda está em fase de definição. O custo estimado para a construção do trecho paraguaio é de US$ 1 bilhão. Além dos trilhos, o projeto inclui terminais de carga, estações de passageiros, depósitos e aquisição de material rodante.

Status e perspectivas

Atualmente, o projeto está em fase de estudo e aberto para propostas. Caso concretizado, o Corredor Ferroviário Central Bioceânico fortalecerá a infraestrutura logística da região, aumentando a competitividade do Paraguai no cenário internacional. A ferrovia proporcionará uma alternativa estratégica ao transporte rodoviário, promovendo um modelo logístico mais eficiente e sustentável.

O projeto também reforça o compromisso do Paraguai com o desenvolvimento econômico e a integração regional, consolidando sua posição como um elo fundamental na rota bioceânica que conecta o Atlântico ao Pacífico.

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