O gigante Rio Tinto aposta no lítio de Jujuy
A liderança executiva da mineradora Río Tinto Group apresentou seus planos de investimento, produção e industrialização de lítio às autoridades provinciais após concluir formalmente a aquisição do projeto Sales de Jujuy.
CEO do Grupo Rio Tinto, Jakob Stausholm; e seu colega na Rio Tinto Lithium, Paul Graves; Eles se reuniram com o governador de Jujuy, Carlos Sadir, para explicar o alcance da compra da Arcadium Lithium, operação por meio da qual assumiu a administração dos projetos Salar de Olaroz, em Jujuy, Fénix, em Catamarca, e Rincón, em Salta. Além disso, em Catamarca, é proprietária do projeto Sal de Vida, localizado em Antofagasta de la Sierra.
“Este é um momento emocionante para operar na Argentina”, disse Stausholm, acrescentando: “Mal posso esperar para ver o que mais podemos fazer para apoiar o desenvolvimento econômico no Triângulo do Lítio e em todo o país”.
A reunião realizada na Casa de Jujuy, em Buenos Aires, também contou com a presença da CEO da Battery Minerals, Sinead Kaufman; Diretora de Relações Públicas, Paula Uribe; Gerente geral da Rio Tinto Lithium para a Argentina, Ignacio Costa; e o gerente geral do Projeto Rincón, Guillermo Caló; entre outros.
Vale ressaltar que a Rio Tinto é uma das maiores empresas de mineração do mundo e agora está expandindo seu foco na produção e fabricação de lítio.
Nesse contexto, a empresa formalizou recentemente a compra de US$ 6,7 bilhões da Arcadium Lithium, que operava o projeto de lítio Sales de Jujuy. Desta forma, consolida-se como principal produtora de lítio da Argentina.
Fonte: Noticias Infodex
Tradução automática