BrasilBusinessCorredor Bioceânico

MS qualifica motoristas para suprir demanda da Rota Bioceânica

Com a iminente operação do Corredor Bioceânico, que conectará o Brasil ao Chile passando por Paraguai e Argentina, Mato Grosso do Sul enfrenta o desafio de suprir a demanda por motoristas qualificados para o transporte internacional de cargas. Para isso, o Governo do Estado implementou o programa Voucher Transportador, que oferece capacitação gratuita para motoristas de carga e ônibus, com foco na obtenção das categorias “D” e “E” da CNH.

Motorista qualificada para o transporte internacional de cargas.

Lançado em agosto de 2023, o programa já atraiu mais de 7.300 inscritos, com 1.800 CNHs emitidas e 552 motoristas concluindo a qualificação. A iniciativa é parte do plano estadual “MS Qualifica” e conta com parcerias com o Sest/Senat e o Detran-MS. O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destaca a importância do programa: “Toda vez que tem demanda, a gente amplia a disponibilidade de vagas. Então, não preocupa porque temos um programa especificamente para isso. Nós temos um déficit de motorista que está sendo resolvido através do Voucher. Uma carteira de motorista D e E custa 8 mil só para fazer, isso hoje está zerado” .

Além da formação básica, os motoristas precisam se preparar para os desafios específicos da Rota Bioceânica, como a condução em trechos montanhosos da Cordilheira dos Andes, que exigem habilidades especiais e fluência em espanhol. Segundo o presidente do Setlog-MS, Cláudio Cavol, será necessário capacitar mais de mil motoristas para atender à nova demanda.

Outro obstáculo é a habilitação dos caminhões para o transporte internacional. Atualmente, apenas uma empresa em Mato Grosso do Sul possui veículos autorizados para operar fora do país. Além disso, a ausência de adesão do Brasil à Convenção TIR (Transporte Internacional Rodoviário) dificulta o trânsito aduaneiro de mercadorias, exigindo inspeções em cada fronteira. A Argentina já aderiu ao tratado, mas Brasil, Paraguai e Chile ainda não .

Para participar do programa, os interessados devem acompanhar os editais e chamadas públicas divulgados pela Semadesc, onde são detalhados os procedimentos de inscrição, os critérios de seleção e a distribuição das vagas. O secretário-executivo de Qualificação e Trabalho da Semadesc, Bruno Bastos, reforça o compromisso do governo: “Nós estamos atingindo esse objetivo que é qualificar e empregar de forma gratuita cerca de mil trabalhadores. Já entregamos mais de 550 CNHs, mais de 200 pessoas completaram o curso no SEST/Senat. Cerca de 3 mil pessoas já foram convocadas. Em 15 dias de inscrição tivemos 7.300 inscritos, então foi um completo sucesso, dada a demanda que nós temos no setor de transportes no Estado” .

O governador Eduardo Riedel também enfatiza a importância da iniciativa: “O Governo é um agente que liga os pontos, para alcançar as pessoas. Para ter um Estado próspero, ele precisa ser inclusivo, chegar lá na ponta. Este é um programa para quem busca um emprego, uma nova oportunidade. Este é só o primeiro passo” .

Fonte: Folha de Campo Grande

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *