Maquinários estão se preparando para a primeira rota de concreto
O Ministério de Obras Públicas informou sobre o andamento do projeto de infraestrutura da primeira via de pavimento rígido, prevista para a Rodovia PY 05, ligando Pozo Colorado e Concepción.
Atualmente, estão em andamento os preparativos para os acampamentos, que incluem serviços básicos, preparação das fundações para escritórios, oficinas e moradias, e a construção de um quebra-mar para o reservatório de água, que servirá para atender às necessidades do projeto.
Também são realizados trabalhos topográficos para garantir as características do terreno e estudos técnicos antes da chegada das máquinas.
A primeira estrada de concreto do Paraguai terá 90,2 quilômetros de extensão e será dividida em dois lotes: A e B.
O Lote A é composto por 53,3 quilômetros, concedido ao Consórcio Avanza Chaco, formado pela Tecnoedil SA Constructora, Ocho SA e Construpar SA. Já o trecho B terá 36,2 quilômetros de extensão e será construído pela Ecomipa.
Após a ordem de início da construção ser emitida, o prazo de conclusão será de 20 meses. O investimento chega a US$ 78 milhões, com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe.
A lei que estabelece a obrigatoriedade do uso de pavimentos rígidos em obras rodoviárias destaca os benefícios do concreto, entre eles sua maior durabilidade.
Fonte: Hoy PY