História 2021 – Itaipu ratifica construção da ponte bioceânica
O diretor-geral paraguaio de Itaipú, Manuel María Cáceres Cardozo, reafirmou a vontade do Governo Paraguaio de construir a ponte sobre o Rio Paraguai que ligará Carmelo Peralta a Porto Murtinho, no Brasil. Uma delegação viajou ontem para a cidade de Carmelo Peralta, Alto Paraguai, para uma reunião com autoridades do distrito e do departamento.
“Vamos construir a ponte. É um compromisso do país e o Paraguai honra seus compromissos e é um projeto que trará desenvolvimento para toda a região”, disse o diretor de Itaipú. Ele esclareceu que a obra, que será financiada pela Itaipú Binacional, não foi suspensa em nenhum momento, mas que o início do processo licitatório, que finalmente ocorrerá em julho próximo, foi adiado.
O processo de licitação do projeto está sendo realizado pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) e as propostas de empresas paraguaias e brasileiras devem ser recebidas em julho. A duração do processo de construção é de 30 meses.
A delegação embarcou em um barco onde estavam presentes as principais autoridades de Mato Grosso do Sul, chefiadas pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra; Também estavam presentes Carlos Marum e Paulo Correa, lideranças locais, que fizeram um passeio pelo Rio Paraguai.
Responsável pela construção da Ponte Bioceânica
EMBAIXADOR MANUEL CÁCERES É O NOVO DIRETOR GERAL DE ITAIPU NO PARAGUAI
O Poder Executivo Paraguaio encaminhou nesta terça-feira, 23 de março, ao Congresso Nacional o pedido de acordo constitucional para a nomeação do Embaixador Manuel María Cáceres Cardozo como novo Diretor-Geral paraguaio da Itaipu Binacional. De acordo com o Decreto nº 5051 da Presidência da República, o diplomata assume como diretor-geral interino da entidade em substituição a Federico Alberto González Franco, que renunciou ao cargo.

Cáceres Cardozo tem uma carreira prolífica no campo das relações internacionais. Ele é advogado pela Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción e possui mestrado em Direito (Legum Magister LL.M) pela Harvard University, Estados Unidos. Foi nomeado embaixador pela primeira vez em 1997, junto da União Europeia e do Reino da Bélgica, onde serviu até 2001.
Ele também serviu como embaixador na Argentina, Brasil e como representante permanente junto à Organização dos Estados Americanos (OEA). Antes de sua indicação para ITAIPU, ele servia como embaixador do Paraguai nos Estados Unidos, desde 2 de janeiro de 2019.
Por sua gestão representando o Paraguai, o Embaixador Manuel María Cáceres Cardozo foi condecorado pelos governos da Argentina, Brasil, Equador, México e Peru. Em nosso país foi duas vezes Vice-Ministro de Relações Exteriores e ocupou o cargo de Vice-Ministro de Relações Econômicas e Integração de 2010 a 2013.
Currículo Manuel María Cáceres – Gerente Geral Paraguaio
Nomeado pelo Decreto Executivo n.º 5171, de 27 de abril, 2021, como Diretor Geral Paraguaio da ITAIPU Binacional, ao lado Paraguaio.
Ele é formado em direito pela Universidade Católica de Assunção e possui mestrado em direito (Legum Magister LL.M.) pela Universidade de Harvard.
Embaixador nos Estados Unidos da América desde janeiro de 2019.
Ele foi nomeado embaixador pela primeira vez em 1997; perante a União Europeia e o Reino da Bélgica, até 2001. Foi também Embaixador na República Argentina, como Representante Permanente na Organização dos Estados Americanos e como Embaixador na República Federativa do Brasil.
Ele serviu duas vezes como vice-ministro das Relações Exteriores do Paraguai. Ele atuou como Vice-Ministro das Relações Econômicas e Integração de 2010 a 2013.
Foi reconhecido por seu trabalho pelos governos da Argentina, Brasil, Equador, México e Peru, recebendo inúmeras condecorações, como: Ordem do Cruzeiro do Sul no Grau de Grã-Cruz; Ordem do Rio Branco no Grau de Grã-Cruz, ambos da República Federativa do Brasil. Encomende “A Águia Asteca” na Classe de Banda. dos Estados Unidos Mexicanos. Ordem de Maio no grau de Grã-Cruz da República Argentina. Ordem “El Sol del Perú” no grau de Grã-Cruz da República do Peru e “Ordem Nacional do Mérito” no grau de Grande Oficial da República do Equador.
(Da redação com assessoria Itaipu/PY)