BrasilBusinessCorredor Bioceânico

Governo cobra definição da China sobre ferrovia bioceânica antes da Cúpula dos Brics

O governo brasileiro espera uma resposta das estatais chinesas sobre a possibilidade de investimentos em ferrovias no país até a Cúpula dos Brics, marcada para os dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. Destravar esse tema é uma das prioridades da delegação brasileira que está em visita à China nesta semana.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, integra a comitiva e lidera as negociações sobre o assunto. Ela confirmou à CNN que os chineses ainda estão analisando o projeto. A expectativa é obter uma definição até a visita de Xi Jinping à capital fluminense.

O foco principal é atrair capital chinês para iniciativas ferroviárias que viabilizem um corredor bioceânico — ligando o oceano Atlântico ao Pacífico — na América do Sul.

No lado brasileiro, a intenção é captar recursos para as ferrovias de Integração Centro-Oeste (Fico) e de Integração Leste-Oeste (Fiol). Esse corredor, com 2,7 mil quilômetros de extensão, atravessaria o país no sentido horizontal, passando pelos estados da Bahia, Tocantins, Goiás e Mato Grosso.

A iniciativa faria parte de uma rota de exportação de produtos que segue rumo ao oeste e termina no Porto de Chancay, no Peru — um megaprojeto que recebeu US$ 3,5 bilhões em investimentos da China e funciona como “porta de saída” de mercadorias sul-americanas para o mercado asiático.

Com informações do portal CNN Brasil.

Fonte: Blog do Alberes Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *