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Esta rodovia monstruosa, com mais de 2.000 km de extensão, ligará quatro países sul-americanos aos Estados Unidos e à China: ultrapassará uma rota do Canal do Panamá

Corredor Rodoviário Bioceânico será uma rodovia monstruosa de 2.290 km que passará por quatro países sul-americanos e conectará o continente aos Estados Unidos e à China , dois mercados de exportação muito cobiçados. Essa rota terrestre e marítima, que será até 28 vezes maior que o Canal do Panamá , será concluída em 2026. Nesse ano, essa rota comercial acelerará o ritmo do transporte de cargas.

Seu custo é altíssimo: o governo paraguaio pagará US$ 450 milhões . No entanto, o investimento necessário para o Corredor Rodoviário Bioceânico valerá a pena para a América do Sul , pois aumentará o escopo de suas exportações. Ela ainda gerará negócios e beneficiará as economias das nações que a promovem, como o Chile , que tem fácil acesso aos Estados Unidos e à China devido à sua localização no mapa.

O Corredor Rodoviário Bioceânico será uma rodovia monstruosa de 2.290 km que fornecerá uma conexão direta aos Estados Unidos e à China. Quando concluída no primeiro semestre de 2026, essa rota comercial revolucionará o transporte na América do Sul, pois reduzirá o tempo de transporte de uma ponta do continente (Brasil) à outra (Chile). No entanto, também funcionará como um atalho para a Ásia , o resto da América do Norte e o mundo.

Neste caso, o Chile é fundamental para a construção do Corredor Rodoviário Bioceânico, já que o país do sul tem acesso privilegiado ao Oceano Pacífico e aos mercados dos Estados Unidos, Ásia e outros continentes. Por isso, estima-se um impacto muito positivo nas exportações sul-americanas.

Quando a rodovia estiver concluída, o tempo de transporte entre os países participantes será reduzido em 66%, enquanto os custos operacionais diminuirão em 20%. Soma-se a isso o fato de que o projeto aumentará em dez vezes a capacidade de carga atual. Da mesma forma, a duração das transferências será reduzida em 50%, segundo documento do governo paraguaio .

Por que o Corredor Rodoviário Bioceânico ofuscará uma famosa rota do Canal do Panamá?

O governo de Gabriel Boric, em sua plano de ação para a construção do Corredor Rodoviário Bioceânico , indica que o projeto ultrapassará a velocidade de uma importante rota do Canal do Panamá. O documento afirma que se um navio partir dos portos de Antofagasta e seguir para Xangai , na China, levará 42 dias para percorrer 10.080 milhas náuticas.

Em contraste, a rota do Canal do Panamá é mais longa. Segundo o governo chileno, a rota mais utilizada, de Los Santos a Xangai, envolve viajar 13.040 milhas náuticas em 54 dias.

Por que o Corredor Rodoviário Bioceânico beneficiará a economia da América do Sul?

Há várias razões pelas quais o Corredor Rodoviário Bioceânico beneficiará as economias dos países sul-americanos:

  • Isso aumentará a competitividade das exportações sul-americanas na Ásia e na Europa.
  • A melhoria da conectividade entre as zonas de livre comércio do Paraguai, Brasil, Chile e Argentina impulsionará novos empreendimentos. Como resultado, os produtos das empresas ganharão notoriedade em outras partes do mundo.
  • Graças aos seus portos, o Chile consolidará sua posição como uma porta de entrada estratégica para o comércio com a China e o Japão. Isso facilitará suas finanças.
  • Como os processos alfandegários serão simplificados e o tempo de espera na fronteira será reduzido, o comércio entre Paraguai, Argentina, Brasil e Chile será muito mais eficiente.

O que é necessário para concluir o Corredor Rodoviário Bioceânico?

De acordo com a Declaração de Assunção de 2015 , os governos do Paraguai, Argentina , Chile e Brasil devem construir e/ou remodelar as seguintes estruturas para completar o Corredor Bioceânico. Quando tudo estiver pronto, a estrada tomará forma.

  • Estradas
  • Portos
  • Pontes
  • Ferrovias
  • Túneis
  • Hidrovías.

Fonte: La República

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