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Esta é a nova rota que ligará os oceanos Pacífico e Atlântico e busca competir com o Canal do Panamá

O Corredor Rodoviário Bioceânico é um projeto ambicioso que busca reestruturar as rotas comerciais marítimas e confrontar o Canal do Panamá. Promovido pelos governos do Chile, Brasil, Argentina e Paraguai, o corredor conectará todas as nações envolvidas no projeto, atravessando oito passagens de fronteira e otimizando o tempo de trânsito de mercadorias.

O projeto não é novo; decorre de um acordo assinado por Brasil, Chile, Argentina e Paraguai em 21 de dezembro de 2015, intitulado Declaração de Assunção. Este acordo foi o ponto de partida para a criação do Corredor Rodoviário Bioceânico.

Além disso, as quatro nações concordaram em fortalecer as rotas comerciais interterritoriais com a construção de estradas, pontes, ferrovias e túneis, acompanhadas de medidas para facilitar a movimentação de pessoas e mercadorias.

Ele substituirá o Canal do Panamá?

Boric defende o Corredor Bioceânico como uma alternativa às ameaças de Trump ao Panamá. Foto: André Borges
A criação do corredor está estimada em US$ 10 bilhões e sua inauguração está prevista para 2026.

Com extensão aproximada de 2.290 quilômetros, o corredor conectará o Pacífico ao Atlântico, atravessando áreas estratégicas da região e se tornando uma importante rota para o transporte de cargas.

Um dos seus principais objetivos será reduzir os tempos logísticos, como os do Canal do Panamá, onde os navios podem permanecer por até quatro dias. O projeto melhorará a competitividade dos produtos da região nos mercados da Ásia-Pacífico e Europeu.

Segundo especialistas consultados pela MAPFRE Global Risk, o corredor representa muito mais do que uma ligação entre os oceanos Pacífico e Atlântico: servirá como porta de entrada para o comércio e o turismo na América do Sul, além de proporcionar aos empresários acesso direto aos portos do Pacífico, servindo como uma ponte entre a Ásia e a América do Sul.

Caso isso se concretize, poderão ser estabelecidas negociações entre as duas regiões que envolveriam importações do mercado asiático; Dessa forma, o Corredor Bioceânico se tornaria um sério concorrente do Canal do Panamá.

Na última quinta-feira, 24 de abril, Gabriel Boric, presidente do Chile, apresentou o Corredor Bioceânico como uma alternativa ao Canal do Panamá em uma conferência na Universidade de Brasília, após as ameaças de Donald Trump de recuperar o canal.

O Corredor Bioceânico está localizado no Trópico de Capricórnio e atravessa o coração da Zona de Integração Centro-Oeste da América do Sul (ZICOSUL), composta por estados no Brasil, províncias na Argentina, departamentos na Bolívia e Paraguai, regiões no Chile e Peru e municípios no Uruguai.

Desafios do projeto
Segundo Ricardo Díaz, governador de Antofagasta (Chile), embora essa rota já existisse, havia fatores que não estavam sendo enfrentados, como a segurança, com a presença de grupos do crime organizado que representam uma ameaça à região.

Entre outros fatores, o governador chileno mencionou: as áreas de descanso que devem ser criadas durante a construção do projeto, garantindo que o tráfego pesado de caminhões não afete a população, e a capacidade portuária.

No entanto, ele afirmou que o corredor ainda é uma boa notícia, pois permitirá o desenvolvimento de novas indústrias e trará consigo uma nova fonte de empregos.

Fonte: El Universo

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