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Em atrito com os EUA, a China investe para ligar o Brasil ao Pacífico

China está empenhada na construção de nova rota para conectar o Atlântico e o Pacífico, atravessando Argentina, Brasil, Chile e Paraguai, de modo a facilitar o intercâmbio comercial da Ásia com a América do Sul. Apesar de não ser novo, o projeto se insere no meio da guerra comercial que o gigante asiático trava com os Estados Unidos de Donald Trump.

O principal objetivo do corredor é permitir que o Brasil e os vizinhos sul-americanos evitem as rotas tradicionais de navegação do Atlântico, reduzindo significativamente os tempos de trânsito e os custos logísticos para exportações agrícolas, como soja, carne e grãos.

Uma delegação chinesa esteve recentemente o Brasil para discutir grandes projetos de infraestrutura, incluindo o Corredor Bioceânico (veja detalhes abaixo). A visita ocorreu no contexto dos acordos estratégicos assinados pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Xi Jinping (China) durante a visita de Estado de Xi ao Brasil em novembro do ano passado. O presidente brasileiro vai retribuir a visita no próximo mês de maio.

Canal do Panamá

Travessia-chave para o comércio marítimo internacional, o Canal do Panamá foi inaugurado no começo do século passado como alternativa para encurtar distâncias. Ele possui 77,1 quilômetros de extensão, e o tempo aproximado para cruzá-lo varia entre 20 e 30 horas. A alternativa ao canal é contornar o continente, nas pontas meridionais da África e da América do Sul, ou o Canal de Suez.Play Video

Em fevereiro, o Panamá se retirou do projeto Novas Estradas da Seda, em decisão tomada sob pressão de Trump, que alega que o Canal do Panamá está sob o controle de Pequim.

Fonte: Metrópoles

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