Edital é publicado e licitação para novo terminal do Aeroporto será aberta no dia 4
Processo licitatório que definirá empresa responsável pela construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, será aberto no início de abril. Nesta sexta-feira (14/3), edital foi publicado pelo Governo do Estado, através da Agesul (Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos).
De acordo com o extrato, o valor estimado da obra é de R$ 38.928.934,45, pelo critério de menor preço, tendo como objetivo a ‘construção do terminal de passageiros e edificações auxiliares’.
Autoridades já estão em Dourados para agendas nesta manhã – Foto: A. Frota/Assecom
As propostas podem ser encaminhadas a partir das 8h30 de 4 de abril através do portal da própria Agesul.
A obra foi incluída em 2023 no Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, porém, será executada pelo Governo do Estado, que realizou o projeto do receptivo.
Nesta sexta, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, está em Dourados para autorizar o processo licitatório e ainda realizar a entrega da nova pista, que já funciona para pousos e decolagens de aviões particulares, incluindo de grande porte.
Desde maio de 2021, quando começaram os trabalhos no local, o município está sem voos comerciais e, apesar da edificação de um novo terminal de passageiros, o antigo receptivo continuará operando, podendo receber instalações de companhias aéreas.
Quando pronto, o espaço terá 2,6 mil metros quadrados e será quase três vezes maior que o atual.
No projeto que será licitado, a empresa vencedora também será responsável pelas edificações de uma Central de Utilidades (caixa d’água, casa de força, etc.), com 183,47 m², depósito de resíduos sólidos, uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação Aeronáutica (sala de rádio que faz comunicação com a aeronave), além da Seção de Combate a Incêndio.
Outras agendas

Fachada do projeto do novo terminal do Aeroporto de Dourados – Foto: Seilog/Divulgação
Além de Silvio Costa, as ministras de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, estão em Dourados para agendas na manhã desta sexta-feira.
A comitiva desembarcou no Aeroporto e se encontrou com o governador Eduardo Riedel (PSDB) e o prefeito Marçal Filho. Em seguida, eles se deslocam para o Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o Jorjão, no Jardim Água Boa.
Lá, haverá uma coletiva e depois a cerimônia para autorizar a construção de 581 casas atendendo aldeias indígenas de Dourados e outros municípios.
Fonte: Dourados News