Corredor BioceânicoParaguay

Desafio nas alturas: trabalhadores da ponte bioceânica são treinados em primeiros socorros e salvamento

A Ponte Bioceânica, que ligará Carmelo Peralta (Paraguai) e Porto Murtinho (Brasil), está iniciando uma etapa crítica de sua construção: a instalação de segmentos de grande altura por meio de um sistema de balanços sucessivos com carros avançados.

Para enfrentar com sucesso esse desafio, pessoal da empresa paraguaia Tecnoedil S.A., parte do Consórcio Binacional PY-BRA, recebeu treinamento especializado em primeiros socorros e resgate em altura. Esta iniciativa, parte do componente Segurança Industrial e Saúde Ocupacional (SST) do projeto, busca garantir a segurança dos trabalhadores.

Os exercícios de treinamento ocorreram neste mês em condições extremas: a uma altitude de 86 metros e em um espaço confinado de apenas 4 metros quadrados. Essa metodologia permitiu que os técnicos enfrentassem desafios reais e desenvolvessem habilidades críticas em segurança do trabalho.

O treinamento foi fornecido por instrutores da Unidade Especial de Busca e Resgate (SAR) e do Comando Nacional de Incêndio. Seu principal objetivo era preparar profissionais para realizar trabalhos de emergência na altura de 140 metros, que será a altura final deste megaprojeto.

A Ponte Bioceânica, financiada pela Itaipu, representa um marco na infraestrutura regional. Considerado o novo “Canal do Panamá em terra”, ele conectará os oceanos Atlântico e Pacífico através do Chaco Paraguaio, impulsionando a logística e a competitividade econômica da região.

Fonte: MOPC/PY

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *