De cidade periférica a hub continental: Ipea projeta nova era para Porto Murtinho
Com localização estratégica no eixo central da Rota Bioceânica — corredor internacional que ligará os oceanos Atlântico e Pacífico —, Porto Murtinho (MS) está prestes a vivenciar um novo ciclo de crescimento. A cidade, que já viveu seu auge econômico durante o ciclo da erva-mate até meados do século XX, se posiciona agora como um futuro hub logístico no cenário sul-americano.
A transformação é analisada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que acompanha o grupo de trabalho responsável pela governança do projeto, envolvendo representantes públicos e privados do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Segundo o pesquisador do Ipea Pedro da Silva Barros, a cidade, historicamente isolada no extremo sudoeste do Estado, ganhará papel central na logística continental.

Prefeitos de MS com o embaixador do Brasil no Chile, Paulo Pacheco, durante o Fórum da Rota Bioceânica em Antofagasta
“Na realidade, o Brasil era quase uma ilha, pouco integrada aos seus vizinhos, e Porto Murtinho estava no fim do caminho. Com o corredor, essa lógica se inverte. A cidade passa a ser articuladora, com uma logística multimodal — hidrovia e rodovia — extremamente atrativa”, afirma Barros. “De periférica, Porto Murtinho se torna centro de distribuição de cargas.”
Durante encontro com o prefeito Nelson Cintra, o pesquisador conheceu os esforços locais para preparar o município para essa nova fase. O prefeito destacou o apoio do governo estadual e da bancada federal, com investimentos que já ultrapassam os 35 milhões de dólares.
Integração com os vizinhos
A preparação das cidades sul-mato-grossenses para esse novo ciclo passa, segundo Barros, por uma compreensão profunda do projeto de integração. “Para integrar de fato, é preciso conhecer os vizinhos. Essa viagem foi fundamental, pois os prefeitos vieram por terra, percorrendo o trajeto desde a fronteira com o Paraguai. Isso amplia a visão e o entendimento do que está por vir”, afirmou o pesquisador.
Os diagnósticos elaborados pelo Ipea indicam uma ampla gama de oportunidades econômicas para Porto Murtinho e para a região do corredor, incluindo o fortalecimento das pequenas e médias empresas com acesso facilitado a mercados regionais e asiáticos, além da redução de custos logísticos.
“Hoje o desafio é manter os impactos positivos já gerados pelas obras da ponte sobre o Rio Paraguai e os acessos viários. É preciso se planejar para o grande fluxo de cargas e pessoas que virá, aproveitando tanto o potencial logístico quanto o turístico”, conclui Barros.

Prefeitos de Mato Grosso do Sul visitaram os portos chilenos, que estão investindo para se adaptarem às cargas brasileiras. Foto: Toninho Ruiz
Prefeitos de Mato Grosso do Sul também visitaram os portos chilenos, que já estão se adaptando para receber as futuras cargas brasileiras. Com isso, Porto Murtinho vai deixando para trás a condição de cidade isolada e assumindo protagonismo em uma nova etapa da integração sul-americana.
Fonte: Seilog MS