Corredor Bioceânico: reuniões presenciais para mapeamento de soluções
A Comissão Executiva do Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Instituto Procomex, lançaram convite para a participação dos membros do setor privado nas reuniões presenciais que fazem parte da elaboração de um Plano de Ação para a Facilitação do Comércio e Processos Transfronteiriços do Corredor Bioceânico de Capricórnio.
A iniciativa está inclusa na elaboração do Plano Diretor Regional de Integração e Desenvolvimento do Corredor (PM-CBC).
As reuniões buscam soluções aos desafios identificados nos processos de exportação, importação e trânsito entre Brasil e Paraguai. Os encontros serão realizados nos dias 25 e 27 de fevereiro na cidade de Foz do Iguaçu.
O estudo, desenvolvido pelo Procomex, com financiamento do BID, visa fornecer subsídios importantes para que os países envolvidos (Brasil, Argentina, Paraguai e Chile) garantam a operacionalização eficaz do Corredor Bioceânico. O Instituto já mapeou, em encontros online no ano passado, gargalos para os quais serão trabalhadas soluções nas reuniões com o setor público e privado que se iniciarão.
Para se inscrever, acesse o seguinte link: https://forms.gle/KJyQsH5gW9dew3fv9
Confira os detalhes do evento:
Datas: 25 e 27 de fevereiro
Horário: 09:00 às 17:30
Local: R. Padre Montoya, 490 – Centro, Foz do Iguaçu – PR, 85851-080 – ACIFI – Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu.
Modalidade: Presencial
Programação:
Plano Diretor Regional para Integração e Desenvolvimento do Corredor Bioceânico de Capricórnio (PM-CBC)
No âmbito da Iniciativa de Bens Públicos Regionais (BPR) (www.iadb.org/bpr) do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o projeto “Plano Diretor Regional para a Integração e Desenvolvimento do Corredor Bioceânico de Capricórnio (PM-CBC)”. Nesse sentido, foi aprovada uma Cooperação Técnica (CT) não reembolsável (RG-T4399) para financiar a execução do projeto.
O projeto visa fortalecer as capacidades de planejamento, gestão e coordenação regional dos governos nacionais e subnacionais que fazem parte do território do Corredor Bioceânico de Capricórnio (CBC). Um dos objetivos específicos do projeto é desenvolver um Plano Regional para a CBC composto por planos de ação articulados em três dimensões: (i) facilitação do comércio e processos transfronteiriços; (ii) infraestrutura física e digital; e (iii) desenvolvimento produtivo e comercial local.
Como parte das tarefas de elaboração do Plano de Facilitação do Comércio e dos processos transfronteiriços e com o objetivo de identificar propostas de soluções para os desafios identificados no diagnóstico realizado no segundo semestre de 2024 em conjunto com o setor privado, serão realizadas 3 sessões de trabalho presenciais, com participação bilateral do Brasil e do Paraguai.
Nesses encontros, será possível conhecer em detalhes o processo logístico que é realizado para as travessias de fronteira entre os dois países e os desafios que surgem. O objetivo é partir de uma compreensão comum da realidade para trabalhar em conjunto na busca de soluções que sejam aderentes a essa realidade e facilitem as travessias.
O primeiro dia do encontro será exclusivamente para o setor privado, o segundo dia para o setor público e, por fim, o terceiro dia será dedicado ao trabalho conjunto conforme detalhado abaixo.


Fonte: Associação Brasileira de Transportadores Internacionais – ABTI