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Corredor Bioceânico ganha força no Chaco: obras são retomadas após fortes chuvas

Após mais de três meses de chuvas intensas que acumularam mais de 1.000 milímetros na área de Mariscal Estigarribia, no Chaco paraguaio, as obras do Lote 1 do Corredor Bioceânico começam a recuperar seu ritmo de execução , informou nesta sexta-feira o Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC).

As condições climáticas extremas deixaram marcas no solo , que ainda apresenta alta umidade residual, refletindo a dureza e a riqueza do ecossistema do Chaco. Apesar dessas dificuldades, as obras estão avançando com a instalação de bueiros e outras infraestruturas essenciais para garantir a estabilidade e a funcionalidade do trecho.

O Lote 1 está sendo desenvolvido pelo Consórcio Pacífico , composto pela EDB Construcciones e Enrique Díaz Benza Cano, com um investimento de 485,505 bilhões de garantias . Este trecho faz parte do terceiro segmento do Corredor Bioceânico, que conecta Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo.

Este reinício marca um passo importante para colocar o projeto de volta no cronograma , reafirmando o comprometimento e a resiliência das equipes que operam em uma das áreas mais exigentes do país.

Este terceiro trecho abrange aproximadamente 224 quilômetros, divididos em quatro seções:

  • Lote 1 , 53,8 quilômetros
  • Lote 2 , aproximadamente 59 quilômetros, sob responsabilidade do Consórcio Chaco Norte
  • Lote 3 , com 55 quilômetros de extensão, executado pela CDD Construcciones SA
  • Lote 4, com aproximadamente 52 quilômetros, nas mãos do Consórcio TCR

Além da pavimentação do corredor principal, a iniciativa inclui a construção de vias de acesso, vias coletoras e travessias urbanas em Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo . As obras são financiadas pelo Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata ( Fonplata ) e representam um compromisso estratégico para melhorar a conectividade rodoviária e logística do país, fortalecendo o papel do Paraguai como polo de integração regional.

Ponte

Nesse contexto, a construção da Ponte Bioceânica também avança de forma constante. No final de maio, a estrutura estava 76% concluída e consolidou sua posição como parte fundamental do Corredor Rodoviário Bioceânico. Essa infraestrutura, que conectará Carmelo Peralta, no Paraguai, a Puerto Murtinho, no Brasil, é estratégica para o fortalecimento da logística regional e a melhoria da competitividade do comércio exterior paraguaio.

Fonte: La Nación

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