ArgentinaBusinessChileCorredor Bioceânico

Corredor Bioceânico: a importância do aumento do tráfego de cargas nas passagens de fronteira

A importância do aumento do tráfego de cargas nas passagens de fronteira foi um dos principais temas debatidos na última segunda-feira, em uma reunião que contou com a presença de Juan Sánchez, gerente de Cajutac, e representantes da Câmara Empresarial de Jujuy. O encontro foi uma continuidade das discussões realizadas ao longo da semana anterior, durante um evento que abordou os avanços e desafios do Corredor Bioceânico.

Os participantes percorreram todo o trajeto entre San Salvador de Jujuy e o Passo de Jama, avaliando as condições da rota. Em comparação com outras rodovias do país, a infraestrutura dessa via foi considerada relativamente boa, mas há pontos que precisam de melhorias, como a ampliação da bitola e aprimoramentos no trecho de San Salvador de Cuscuy. Embora a estrada funcione normalmente, chuvas intensas podem gerar contingências e interrupções, impactando o fluxo de transporte.

O crescimento esperado no tráfego de cargas também exige atenção redobrada. Com o aumento do número de veículos de transporte, a infraestrutura da rota e do centro integrado em Jama precisará ser reforçada. Esse tema esteve presente nas discussões realizadas em San Salvador de Jujuy, no âmbito do Procomex, que destacou a necessidade de investimentos para aprimorar a experiência dos motoristas, principalmente aqueles de outras nacionalidades, que não estão familiarizados com a região.

Diante das dificuldades orçamentárias enfrentadas pelos governos nacional e provinciais, os participantes do encontro ressaltaram a importância de um plano de ação sólido e eficiente. A expectativa é que, nos próximos dois a quatro anos, o fluxo de cargas aumente consideravelmente, tornando urgente a implementação de melhorias estruturais que garantam a fluidez e a segurança da rota.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *