Com quase 70% de avanço, a Ponte Bioceânica traça um novo horizonte para a integração regional
A Ponte Bioceânica, que ligará Carmelo Peralta (Paraguai) e Puerto Murtinho (Brasil), avança a bom ritmo, atingindo 68,12% de conclusão até março de 2025. Este projeto, parte do Corredor Bioceânico, é fundamental para a integração regional e o comércio entre os dois países, facilitando a conexão entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
Avanços em acesso e estruturas principais
O aterro de acesso está 100% concluído e a construção da superfície da estrada começará nas próximas semanas. Os viadutos de acesso no Paraguai e no Brasil estão concluídos até a laje superior, e há progresso na instalação de medidas de segurança, como guias anticolisão e barreiras suicidas.
Nas torres principais, o segmento de tiro do lado paraguaio já foi concluído e, em um mês, serão removidas as fôrmas e instalados os cabos de tensão. No Brasil, a plataforma para concretagem dos segmentos já foi montada, e as peças para os trechos seguintes estão em fase de montagem.
Trabalho contínuo e produção no local
Ambas as frentes de trabalho operam sem interrupções, com turnos rotativos para garantir o progresso contínuo. Além disso, a produção dos revestimentos para calçadas é feita no próprio local, otimizando o processo.
A Ponte Bioceânica é um dos projetos mais importantes da região e, quando concluída, melhorará significativamente a conectividade entre o Paraguai e o Brasil, impulsionando o desenvolvimento econômico e comercial da região.
Fonte: MOPC PY