Com o impulso de Jujuy – Argentina, Brasil, Chile e Paraguai avançam em direção ao Corredor Bioceânico de Capricórnio
Jujuy sediou uma reunião multilateral do Corredor Bioceânico de Capricórnio, que contou com a participação de destaque de representantes dos setores público e privado da Argentina, Brasil, Chile e Paraguai.
Neste contexto, foram abordados os 15 principais desafios para o desenvolvimento do corredor e avançou-se na análise e definição de estratégias compartilhadas para orientar este ambicioso projeto de integração regional.
Autoridades de agências e organizações responsáveis pelo controle de fronteiras e atores privados envolvidos nos diversos elos da cadeia logística fizeram contribuições valiosas, alinhadas à causa bioceânica.
Vale destacar que os desafios identificados para o desenvolvimento da rota bioceânica são: Controle de cargas com base em documentos em papel.
Controle de imigração manual, unilateral e descoordenado para transportadores de carga.
Há divergências na interpretação da tara dos veículos nos níveis nacional e regional, bem como a ausência de um registro comum entre os países do corredor.
Falta de harmonização dos sistemas de digitalização e das políticas de troca de informações.
Falta de padrões unificados para licenciamento e regulamentações para meios de transporte, incluindo peso, altura, comprimento, licenças e seguro.
Falta de reconhecimento de assinaturas digitais.
Diferenças em horários e feriados que afetam as operações nas passagens de fronteira.
Impossibilidade de utilização do E-phyto devido a restrições sistêmicas e de conectividade.
Falta de uma definição unificada sobre a numeração de documentos obrigatórios para transporte internacional.
Na ocasião, Alejandra Radl, especialista em Integração e Comércio do Banco Interamericano de Desenvolvimento, ratificou a decisão do BID de “apoiar este desafio, que tem um impacto produtivo e comercial significativo entre os territórios participantes”.
O coordenador executivo da consultoria PROCOMEX, John Edwin Mein, por sua vez, fez um reconhecimento especial ao governo de Jujuy por “unir os setores público e privado sob uma visão comum”, destacando que “este é o caminho a seguir para alcançar os melhores resultados”.
Fonte: Noticias Infodex
Tradução automática