CircularTec e Corfo ativam governança para o desenvolvimento sustentável do Corredor Bioceânico em Tarapacá – Chile
A CircularTec, juntamente com a Corfo Tarapacá, ativam a governança do projeto “Logística Sustentável para uma Estratégia Bioceânica de Tarapacá”, com o objetivo de consolidar uma logística eficiente e sustentável para o comércio internacional e a economia circular na região.
O projeto “Logística Sustentável para uma Estratégia Bioceânica de Tarapacá”, executado pela CircularTec e apoiado pela Corfo Tarapacá, deu um passo importante com a ativação da governança do Comitê Técnico, um espaço de coordenação público-privado voltado para o fortalecimento do Corredor Bioceânico. A iniciativa busca transformar a região em referência de eficiência e sustentabilidade no comércio internacional, com foco claro na economia circular.
A governança ativada pela CircularTec é um importante passo adiante para a consolidação do Corredor Bioceânico na região de Tarapacá, estabelecendo um espaço de colaboração entre os setores público e privado, visando definir estratégias que promovam o desenvolvimento logístico e econômico da área.
A diretora regional da Corfo Tarapacá, Catalina Cortés, destacou que este espaço de governança é essencial para impulsionar o desenvolvimento logístico da região. “Como região, temos o desafio de nos consolidar nessa área e essa governança será fundamental para isso”, disse ele, destacando o papel estratégico da logística na transição para uma economia mais sustentável e competitiva.
Por sua vez, Alejandro Carrión, diretor executivo (i) da CircularTec, destacou a importância da colaboração intersetorial. “Reunir vontades e se comprometer com esse projeto é essencial. Estamos unindo forças para desenvolver uma logística baseada na circularidade e no compromisso social”, disse.
No mesmo tom, a governadora regional, Rosa María Alfaro, destacou o valor da coordenação intersetorial. “Este espaço de governança facilitará o trabalho colaborativo entre os setores público e privado, fortalecendo o corredor bioceânico e seu impacto no desenvolvimento econômico e social de Tarapacá.”
O ministro regional da Economia, Jorge Julio, destacou o compromisso do governo em consolidar este projeto. “Avançar em direção a uma governança efetiva é essencial para tornar este projeto uma realidade e gerar alternativas reais para o desenvolvimento logístico da região”, disse ele, lembrando a necessidade de trabalho conjunto para atingir os objetivos declarados.
Raúl Castillo Villagra, vice-diretor do projeto, explicou a visão estratégica do projeto. “Estamos elaborando um roteiro abrangente para o corredor bioceânico, com uma visão estratégica regional que orientará nosso trabalho nos próximos dois anos.”
No futuro imediato, o principal desafio do projeto é transformar essa governança em ações concretas que fortaleçam a infraestrutura logística sustentável da região, com o objetivo declarado de posicionar Tarapacá como um ator-chave no comércio internacional através do corredor Bioceânico, avançando em paralelamente a uma economia circular mais sustentável.
Fonte: Nueva Mineria