Cinco licitantes estão competindo pelas obras na Rota PY10 entre San Cristóbal e Paso Yobái
O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) abriu licitação técnica para a pavimentação da Rodovia PY10, conhecida como “Rota da Integração”, que beneficiará diretamente os departamentos de Guairá, Caazapá e Alto Paraná.
Este projeto melhorará a conectividade em uma das áreas agrícolas mais produtivas do país, cobrindo 63,94 km de estradas principais e 15,81 km de cruzamentos urbanos em Tuparendá, Tuna, San Agustín, Mangrullo e Paso Yobái.
As cinco empresas que apresentaram propostas são: o consórcio Avanza Ruta 10 (Tecnoedil S.A. Constructora – Ocho A S.A. – Construpar S.A.), o consórcio Vial San Cristóbal (LT S.A. – Constructora Heisecke S.A. – Benito Roggio S.A.), a T&C S.A., o consórcio WMM (Wheel.Co S.A. – MM Sociedad Anónima) e o consórcio Ruta 10 (Concret-Mix S.A. – Tocsa S.A.).
Esta avaliação das propostas técnicas verificará o atendimento aos requisitos estabelecidos nos termos e condições, e então serão abertos os envelopes contendo as propostas financeiras. “Estamos focados em avaliar essas propostas técnicas para concluir esta fase o mais rápido possível”, explicou Amílcar Guillén, Diretor de Projetos Estratégicos do Ministério de Obras Públicas e Construção.
Modalidade “Chave na Mão”
O projeto tem um custo total estimado de US$ 111 milhões e será executado sob um contrato turnkey. A empresa vencedora será responsável pelo projeto, construção e financiamento, com prazo estimado de conclusão de 33 meses. O Estado pagará pelos trechos entregues.
“Este é o primeiro projeto nesta modalidade nesta administração”, enfatizou Guillén. O projeto não só contribuirá para a infraestrutura rodoviária, mas também beneficiará a economia local, com um volume anual estimado de carga de 1.500.000 toneladas, principalmente soja, milho, trigo, gado, cana-de-açúcar e erva-mate.
“Um sonho tornado realidade para a região”
Romualdo Zocche, presidente da Comissão de Gestão da Rota do PY10, destacou a importância histórica deste projeto, aguardado pelos moradores da região há mais de 30 anos. “Essa rota não beneficiará apenas os produtores, mas também será um importante corredor de exportação e melhorará a qualidade de vida dos cidadãos”, comentou Zocche.
A iniciativa faz parte de uma série de investimentos que impulsionam o crescimento econômico da região, como a recente inauguração da Cooperativa Pindó Ltda. unidade de armazenamento de grãos, que processa quase meio milhão de toneladas anualmente. Essas infraestruturas contribuem para o desenvolvimento do país e geram empregos nas comunidades locais.
Fonte: MOPC PY