ArgentinaBusinessCorredor Bioceânico

‘Churrascada’ apresenta sabores de Mato Grosso do Sul no Seminário Internacional da Rota Bioceânica

A gastronomia de Mato Grosso do Sul ganhou destaque no Seminário Internacional da Rota Bioceânica, realizado nesta quarta-feira (19), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. Como parte da programação, o Sindha MS (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação) e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) promoveram uma churrascada para mais de mil participantes, incluindo autoridades nacionais e estrangeirasO presidente do Sindha MS, Juliano Wertheimer, destacou a importância do evento para promover a culinária local. “O seminário reúne um grande e diverso público de vários países, que tem interesse na Rota Bioceânica. Essa churrascada serve como vitrine para a nossa gastronomia, oferecendo o melhor da nossa carne, mostrando a diversidade de sabores e cortes”, afirmou.

Autoridades e convidados internacionais prestigiaram a experiência gastronômica – O evento contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do vice-governador Barbosinha, do secretário da Semadesc, Jaime Verruck, do secretário de Governo, Rodrigo Perez, além de governadores e representantes dos países que fazem parte da Rota Bioceânica.

Para garantir uma experiência completa, foram montadas dez estações de carnes, com cortes variados e acompanhamentos especiais. Além da tradicional picanha, os convidados puderam experimentar pratos típicos como carreteiro, e até mesmo carnes exóticas, como a de jacaré.

Um cardápio diversificado para encantar os paladares – A churrascada ofereceu uma seleção especial de carnes, acompanhadas por pratos regionais e inovações gastronômicas:

  • Ancho com legumes salteados
  • Maminha com batata rústica
  • Costela com creme de abóbora defumada
  • Picanha com farofa do chefe
  • Fraldinha com carreteiro na banana
  • Cupim com crispy de mandioca e molho rústico
  • Porco no rolete com coleslaw no mel
  • Frango com macarrão de comitiva
  • Jacaré com molho asiático
  • Hambúrguer com carne, queijo e farofa de bacon

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck; o presidente do Sindha MS, Juliano Wertheimer; o governador Eduardo Riedel e o presidente da Abrasel MS, João Francisco Fornari DenardiO secretário da Semadesc, Jaime Verruck; o presidente do Sindha MS, Juliano Wertheimer; o governador Eduardo Riedel e o presidente da Abrasel MS, João Francisco Fornari Denardi

Sustentabilidade foi um dos pilares do evento – Além de promover a culinária sul-mato-grossense, o evento teve um olhar atento para a sustentabilidade. O Sindha MS firmou parceria com a empresa Du Bem Sustentável para garantir o descarte correto dos resíduos, minimizando os impactos ambientais.

Durante o evento, foram recolhidas 4.000 latas de refrigerante para reciclagem e aproximadamente 200 kg de resíduos orgânicos, que serão transformados em 75 kg de adubo por meio de compostagem.

A ação contribuiu para a redução de emissão de CO (cerca de 200 kg evitados) e a preservação de 500 mil litros de água. Além disso, as latinhas foram destinadas a catadores, promovendo economia circular e geração de renda. Os lacres recolhidos serão enviados para a Abrapec (Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer), para a produção de cadeiras de rodas.

Outras iniciativas sustentáveis do evento incluíram o uso de pulseiras recicláveis para identificação dos participantes e sabão de limpeza sustentável.

A Rota Bioceânica e o potencial econômico para Mato Grosso do Sul– A Rota Bioceânica, que conecta o Brasil ao Chile, Argentina e Paraguai, promete fortalecer o comércio, o turismo e a economia local. O seminário serviu como um espaço de diálogo e negociações sobre os impactos positivos desse corredor logístico.

A gastronomia do Mato Grosso do Sul, com sua tradição em cortes de carne de alta qualidade, foi um dos destaques do evento, mostrando que o estado não é apenas um ponto estratégico na rota, mas também um destino rico em cultura e sabores.

Fonte: A Crítica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *