Brasil financiará construção da Ponte Binacional entre El Soberbio e Porto Soberbio
Conforme antecipamos em 2023, o projeto da ponte binacional que ligará El Soberbio (Argentina) a Porto Soberbio (Brasil) deu um passo fundamental para sua conclusão: o governo do estado do Rio Grande do Sul anunciou que assumirá o financiamento integral do projeto. A confirmação foi feita pelo vice-governador Gabriel Sousa durante o aniversário de 55 anos de Amurceleiro, em evento que reuniu mais de 50 prefeitos e vice-prefeitos da região.
O apoio financeiro foi fornecido pela gestão do governador Eduardo Leite, que reafirmou o comprometimento do governo estadual com a construção dessa infraestrutura fundamental para a integração da fronteira.
De El Soberbio, o Diretor de Turismo, Víctor Motta, expressou a gratidão do governo brasileiro ao prefeito Roque Sobockzinski, à Prefeitura de El Soberbio e ao governo de Misiones pelo apoio nos esforços para concluir o projeto.

Uma ponte estratégica para a região
A construção da Ponte Porto Soberbio – El Soberbio representa um projeto de alto impacto que promete transformar a conectividade, a economia e o turismo na região. Espera-se gerar benefícios em vários aspectos:
✔ Investimento brasileiro: Financiamento do governo do Rio Grande do Sul garante a viabilidade do projeto.
✔ Desenvolvimento econômico: Impulsionará o comércio bilateral e a circulação de produtos entre Argentina e Brasil.
✔ Turismo: facilitará o fluxo de visitantes, impulsionando a economia local.
✔ Integração regional: fortalecerá os laços entre as comunidades dos dois países.
✔ Melhor conectividade: isso reduzirá o tempo de viagem e otimizará o acesso a serviços e oportunidades.
Com a decisão do governo do Rio Grande do Sul de assumir os custos do projeto, a ponte binacional caminha para se tornar realidade, consolidando-se como um pilar fundamental para o desenvolvimento e a integração regional.
O que diz o Governo do Estado do Rio Grande do Sul
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul irá pagar pelos anteprojetos que serão entregues para o Governo Federal a fim de agilizar a obra. Em nenhum momento falamos que o RS irá financiar a obra por completo. Trata-se de uma ponte internacional. O Governo do RS está colaborando para o andamento do processo. Nem cabe ao RS pagar por uma estrutura que é de competência dos governos federais do Brasil e Argentina. No entanto, como é de interesse do Estado, o Governo do RS está auxiliando, pagando pelos anteprojetos, que é o primeiro passo de uma obra.
Fonte: Três Passos News e San Vicente Informa