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Bolívia busca aderir ao megaprojeto ferroviário que ligará Brasil e Peru à Ásia

No âmbito do IV Fórum Ministerial CELAC-China, a Bolívia manifestou oficialmente seu interesse em participar do Corredor Ferroviário de Integração Bioceânica, um ambicioso projeto que conectará os oceanos Atlântico e Pacífico por meio de uma linha ferroviária do Brasil ao porto peruano de Chancay.

A ministra das Relações Exteriores da Bolívia, Celinda Sosa, enfatizou que a incorporação do país andino fortaleceria sua conectividade física e acesso aos mercados globais, destacando também a importância da Hidrovia Paraná-Paraguai como um complemento logístico à estratégia da Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI) da China.

O corredor tem um investimento inicial comprometido de US$ 3,5 bilhões, resultante de acordos entre Brasil e China assinados em 2023. Seu objetivo é facilitar a exportação direta de produtos agrícolas brasileiros — como soja, açúcar e milho — para os mercados da Ásia-Pacífico por meio do porto de Chancay.

Atualmente, mais de 90% dessas exportações utilizam rotas atlânticas, o que aumenta custos e atrasos. A nova infraestrutura busca otimizar a logística regional, consolidando a China como parceira estratégica na América do Sul.

Se a Bolívia conseguir aderir, ela se posicionará como um centro importante na rede logística continental, embora sua inclusão ainda dependa de negociações multilaterais e análises técnicas do traçado ferroviário.

O Corredor Ferroviário de Integração Bioceânica avança como prioridade nas agendas de Brasil, Peru e China, com a promessa de transformar a conectividade e o comércio internacional na região.

Fonte: Revista Economia

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