As licitações para os três trechos restantes da Rodovia Rota 19 foram anunciadas
A conclusão da Rodovia Nacional 19 está mais próxima. No início do mês, a empresa Caminos de las Sierras abriu o processo de licitação para os 62,9 quilômetros restantes entre São Francisco e Córdoba, em três trechos importantes. O evento ocorreu nos dias 4 e 5 de junho e contou com a presença de autoridades da Administração Nacional de Rodovias (NRA), da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Public Services Regulatory Agency) e representantes legais das empresas licitantes.
Um dos setores que mais atraiu atenção foi o trecho São Francisco-Devoto, contemplado no Concurso Público nº 2025/000025. Dez empresas apresentaram propostas, incluindo algumas das mais renomadas do país:
- Rovella Carranza SA
- José J. Chediack SAICA
- Vial Agro SA – Laromet SA (União Temporária)
- CMC – Escuco – Hidraco – São Francisco (UT)
- Pose – Coarco (UT)
- Sacde SA
- Luis Losi SA – Lemiro Pablo Pietroboni SA (UT)
- José Cartellone Construções Civis S.A.
- Boetto e Buttigliengo SA – Irmãos Contreras (UT)
- Benito Roggio e Filhos SA
O trecho Devoto – Cañada Jeanmaire (Concurso Público nº 2025/000026) também gerou grande interesse, com as mesmas dez empresas participantes do trecho anterior. Essa continuidade demonstra a escala e a seriedade com que os grupos de construção abordam o projeto.
Seção Arroyito – Templo de Santiago
No caso do Trecho Arroyito – Templo de Santiago (Concurso Público nº 2025/000024), foram recebidas propostas de oito grandes licitantes:
- Luis Losi SA – Lemiro Pablo Pietroboni SA (UT)
- José J. Chediack SAICA
- CMC – Esucco – Hydraco – Arroyito (UT)
- Vial Agro SA – Laromet SA (UT)
- SEMI. SA – C\&E Construcciones SA (UT)
- Sacde SA
- Benito Roggio e Filhos SA
- José Cartellone Construções Civis S.A.
Esses três trechos completarão o tão esperado corredor rodoviário que ligará a cidade de Córdoba a Santo Tomé, em Santa Fé, por meio de uma rodovia moderna, segura e eficiente.Anúncios
Infraestrutura moderna e segura
A nova rodovia terá recursos de alto desempenho, com duas faixas em cada sentido, controle de acesso total, coletores laterais e velocidade máxima de 130 km/h, projetada especificamente para condições planas e tráfego intenso. Tudo isso visa melhorar a segurança viária e reduzir o tempo de viagem entre cidades conectadas.
O projeto também inclui infraestrutura complementar de grande porte: quatro trevos (localizados em Devoto, Colonia Marina, Tránsito e Los Chañaritos), seis faixas de retorno multinível, duas pontes de 150 metros sobre o Rio Xanaes, além de obras de drenagem, arborização, acostamentos pavimentados, iluminação LED e sinalização inteligente. Um conjunto de soluções projetadas para garantir um tráfego seguro, eficiente e sustentável ao longo de um trecho fundamental do corredor bioceânico.
A rodovia faz parte do corredor bioceânico Atlântico-Pacífico, essencial para o tráfego nacional e internacional. Mais de três milhões de veículos trafegam pela Rota 19 a cada ano, incluindo cargas, tráfego de passagem e veículos particulares. Sua melhoria estrutural permitirá uma melhor integração logística entre o Mercosul e o Chile, beneficiando as economias regionais e impulsionando a atividade exportadora.
Em avaliação
A Comissão de Avaliação de Propostas — composta por técnicos da Caminos de las Sierra — está atualmente analisando a documentação e as propostas financeiras e técnicas apresentadas. A adjudicação será definida nas próximas semanas.
A conclusão dos trechos San Francisco-Devoto e Arroyito-Temple representa um avanço estratégico para o interior da província. Essa infraestrutura impulsionará a produção, o comércio e a segurança viária.
Fonte: La Voz de San Justo