Alto Hospicio – projeto teleférico de Iquique poderá estar em funcionamento em 2030
O projeto envolve um investimento oficial de 3.250.000 UF e deve começar a operar na próxima década, o que gera preocupações entre os moradores sobre os tempos de espera e a falta de progresso visível.
A tão esperada conexão aérea entre Alto Hospicio e Iquique via teleférico está avançando lentamente.De acordo com a ficha técnica publicada pela Direção-Geral de Concessões do Ministério das Obras Públicas, a previsão é de que o sistema entre em operação em 2030. A concessão se estenderia até 2060, outorgando à iniciativa privada a administração do serviço por um período de aproximadamente 30 anos.
O que querem dizer com período de concessão?
Um período de concessão é o período durante o qual uma entidade, geralmente pública, concede a uma entidade privada o direito de operar um serviço, como uma estrada ou um meio de transporte. Esse tempo pode variar de alguns anos a várias décadas, dependendo do tipo de projeto. Nesse caso, o contrato estabelece aproximadamente 30 anos de operação, o que não impede a operação do serviço, mas limita o tempo durante o qual a concessionária pode fazê-lo.No final do prazo, o contrato pode ser renovado, rescindido ou transferido para o Estado.
Já se levantam dúvidas sobre a longa espera que os moradores de ambas as comunas terão que suportar, principalmente considerando que o teleférico foi apresentado como uma solução de conectividade rápida, segura e sustentável para os frequentes problemas de transporte entre Alto Hospicio e Iquique.
O projeto tem um orçamento estimado de 3.250.000 UF e será financiado por meio de taxas cobradas dos usuários, juntamente com subsídios estatais para a construção e operação do sistema.
Embora não seja necessário entrar no Sistema de Avaliação de Impacto Ambiental, o cronograma extenso gerou preocupação na comunidade, que esperava ver progressos concretos em um período menor.
Comparação com outros projetos no país
Em termos de tempo de construção, a construção de um teleférico urbano normalmente leva entre 2 e 3 anos, dependendo de fatores como o terreno, a infraestrutura existente e as licenças necessárias. Por exemplo, o Teleférico Bicentenário de Santiago começou a ser construído em dezembro de 2023 e deverá estar operacional no segundo semestre de 2026, o que representa um período de aproximadamente dois anos e meio.
Fonte: Vilas Radio CL