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A nova rota que ligará o Pacífico ao Atlântico: Assim será construído o Trem Bioceânico Bayóvar-Brasil

Trem Bioceânico Bayóvar–Brasil, também conhecido como Trem Nordeste Marañón , surge como um dos projetos de infraestrutura mais importantes promovidos pelo Governo Regional de Piura. A futura linha ferroviária conectará o Oceano Pacífico — a partir do porto de Bayóvar, em Piura — ao Oceano Atlântico, passando pelo porto de Santos, no Brasil.

Este megaprojeto foi projetado para ser construído em cinco etapas estratégicas dentro do país, abrangendo mais de 1.600 quilômetros de ferrovias através de áreas costeiras, andinas e amazônicas.

De acordo com o cronograma apresentado, o trecho peruano começará no porto de Bayóvar e se estenderá até a fronteira brasileira, atravessando as regiões de Lambayeque, Amazonas, San Martín, Ucayali e Madre de Dios. O projeto está dividido em cinco etapas:

Saiba mais sobre o plano de construçãoSaiba mais sobre o plano de construção do Trem Bioceânico que ligará dois oceanos na América do Sul.

  1. Bayóvar – Olmos (245 km, 48 meses): Esta fase inicial conecta o porto com o corredor interoceânico, permitindo o movimento de minerais como os fosfatos de Bayóvar.
  2. Olmos – Bagua Grande (234 km, 60 meses): Esta etapa atravessa a cordilheira nordeste, uma das áreas geologicamente mais complexas do projeto, devido à sua topografia acidentada.
  3. Bagua Grande – Tarapoto (330 km, 60 meses): O maior desafio técnico é esperado aqui, pois atravessa o alto Amazonas, onde a infraestrutura terá que se adaptar às condições climáticas adversas.
  4. Tarapoto – Pucallpa (530 km, 60 meses): Este é o trecho mais longo do Peru, o que facilitará as conexões comerciais com os centros de produção da selva central.
  5. Pucallpa – Fronteira Peru/Brasil (290 km, 48 meses): O fechamento da rota permitirá a integração direta com os trechos brasileiros, completando o eixo bioceânico.

Do lado brasileiro, o plano de construção também inclui cinco etapas, partindo de Campinorte (centro do Brasil) em direção à fronteira com o Peru , confirmando a visão de integração simultânea de ambas as pontas da linha ferroviária.O Trem Bioceânico que uniráO Trem Bioceânico que ligará o Peru ao Brasil. Foto: GORE Piura

Impacto econômico e criação de empregos

A magnitude do projeto não reside apenas em sua infraestrutura. Espera-se que ele gere mais de 193.000 empregos diretos durante os sete anos de construção. O custo dos salários da mão de obra local chegaria a US$ 1,1 bilhão anualmente , enquanto a aquisição de materiais de construção exigiria outros US$ 202 milhões anualmente .

Além disso, estima-se que este trem transportará até 40.000 toneladas por dia , com cinco trens de carga de 100 vagões cada, permitindo o transporte de minerais, produtos agrícolas e bens industriais da bacia amazônica para o Pacífico. O impacto econômico pode ser até cinco vezes maior que o investimento inicial, de acordo com projeções de especialistas internacionais.

A importância do megaporto de Bayóvar para o Peru

Porto de Bayóvar tem uma profundidade de 27 metros, o que lhe permite receber navios de até 250.000 toneladas de porte bruto, característica que o posiciona como uma infraestrutura fundamental para o comércio marítimo internacional.

Segundo Hermer Alzamora Román , reitor da Faculdade de Engenheiros de Piura, Bayóvar deve se tornar um complemento estratégico ao megaporto de Chancay, recentemente inaugurado.

Alzamora Román enfatizou que o calado do Porto de Chancay é menor que o de Bayóvar , o que confere ao porto de Piuran uma vantagem significativa na atração de grandes embarcações que operam em rotas comerciais globais. O reitor sustentou que as autoridades devem priorizar a gestão e a promoção deste megaprojeto para não perder uma oportunidade de desenvolvimento para a região e o país.- crédito Albricias TV– crédito Albricias TV

O cais de Bayóvar , atualmente operado pela Petroperú , foi projetado para receber navios de grande porte, facilitando o embarque e desembarque de petróleo bruto. Além disso, um cais na região opera para o embarque e exportação de fosfatos extraídos em Bayóvar, diversificando a atividade portuária e fortalecendo a economia local.

Conforme explicado em entrevista ao Correo , a infraestrutura existente permite que Bayóvar receba navios pesados, o que não é possível em todos os portos do país.

“Chancay não pode ser uma oportunidade perdida de Bayóvar; pelo contrário, é a oportunidade perfeita para complementar o posicionamento nacional do norte do Peru”, declarou.

Mais de 193 mil empregosMais de 193.000 empregos e uma nova era logística: o impacto do Trem Bioceânico Bayóvar-Brasil. Foto de Gore Piura

A rota do Trem Bioceânico

Em território peruano:

  • Porto de Bayóvar – Olmos (245 km)
  • Olmos – Bagua Grande (234 km)
  • Bagua Grande – Tarapoto (330 km)
  • Tarapoto-Pucallpa (530 km)
  • Pucallpa – fronteira com o Brasil (290 km)

Em território brasileiro:

  • Lucas do Rio Verde – Campinorte (890 km)
  • Lucas do Rio Verde – Vilhena (630 km)
  • Vilhena – Porto Velho (570 km)
  • Porto Velho – Rio Branco (560 km)
  • Rio Branco – fronteira com o Peru (640 km)

No total, a linha ferroviária terá mais de 4.000 quilômetros de extensão, conectando regiões produtivas e facilitando o acesso direto entre os oceanos Pacífico e Atlântico.

GORE Piura solicita apoio para o Trem Bioceânico

O governador regional de Piura, Luis Neyra León, reiterou seu apoio ao projeto do Trem Bioceânico, destacando a necessidade de o governo central adotá-lo como política pública nacional devido à sua importância estratégica para o desenvolvimento do país.

Segundo Neyra, esta iniciativa representa uma oportunidade fundamental para melhorar a integração territorial, fortalecer a conectividade entre as regiões e aumentar a competitividade econômica, gerando benefícios que impactariam todo o Peru, não apenas a região norte.

O dossiê técnico do projeto está em fase de elaboração, com o aval da Assembleia Nacional de Governos Regionais (ANGR), organismo que manifestou apoio a esta proposta que visa conectar fisicamente e promover o comércio a nível continental.

Fonte: Infobae

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