1º Festival Gastronômico de Jardim une sabores dos países que compõem a Rota Bioceânica
Da defumação lenta das carnes argentinas às marinadas cítricas inspiradas nos Andes, cada prato do 1º Festival Gastronômico de Jardim: Rota dos Sabores foi criado para traduzir, em aroma, textura e sabor, a diversidade cultural dos países que compõem a Rota Bioceânica. Ingredientes e técnicas de preparação típicos da Argentina, Paraguai, Chile e Peru ganharam versões em receitas como hambúrgueres, pizzas e até sushi, e serão apresentados ao público no dia 9 de maio, a partir das 18h, na praça Evandro Bazzo, localizada na Rua Marechal Rondon.
Com o apoio do Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e Sicoob, a iniciativa é uma realização da Associação Empresarial de Jardim (AEJAR), por meio do Núcleo Gastronômico, e tem o intuito de fortalecer os pequenos negócios do segmento. “Os empreendedores serão diretamente beneficiados por essa ação. Eles estão unidos no propósito de transformar a nossa cidade na verdadeira Rota dos Sabores: um polo regional de gastronomia, moda, beleza e inovação comercial. Acreditamos que a união entre as instituições parceiras e os empresários será a base sólida para esse novo ciclo de crescimento e protagonismo para Jardim”, destacou o presidente da AEJAR, Zadrick Cardoso.
O presidente do Núcleo Gastronômico da AEJAR, Bernardo Prado, ressalta a importância da iniciativa para as empresas participantes. “Queremos promover o desenvolvimento da gastronomia na nossa região. Trabalhamos para estimular os interesses em comum entre os empreendedores nucleados, incentivar a inovação e dar visibilidade às empresas participantes. Acreditamos que, ao fortalecer esses negócios, também impactamos positivamente a sociedade como um todo, nos tornando agentes ativos no desenvolvimento do nosso município”, concluiu.
Restaurante Benedito Sabor apresenta o prato Frango Pachamama
Ao todo, 14 empresas locais participam do festival com dois pratos cada: um já presente no cardápio da casa e outro inédito, desenvolvido especialmente para o evento com ingredientes e elementos da culinária dos países do corredor bioceânico. Como Mato Grosso do Sul é o ponto de conexão do Brasil com a Rota, Jardim se destaca entre os municípios que integram o percurso e a proposta é expor o potencial gastronômico da cidade dentro desse novo contexto de internacionalização.
De acordo com o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira, o turismo deve ser um dos primeiros segmentos a serem impactados com a consolidação da Rota Bioceânica e é essencial preparar os empreendedores para esta nova fase. “Jardim está em uma posição estratégica e já se destaca pelas belezas naturais. Com essa iniciativa, damos um passo importante para que a cidade também chame atenção pela gastronomia. Os empresários foram preparados para criar pratos inspirados nos países vizinhos, e isso traz uma experiência única para os visitantes, além de movimentar a economia local e gerar renda”, pontuou.
Com pratos variados, Paraiso do Cawboy coutry bar apresenta uma bebida chilena, caipirinha com Aristocrata de morango
Segundo a diretora de turismo da Prefeitura Municipal de Jardim, Jhersyka da Rosa Cleve, o festival representa um importante passo para posicionar o município. “Reunindo diversos empresários, o evento promove a inovação culinária, valoriza a identidade local e incentiva práticas sustentáveis. Acredito que essa iniciativa é muito maior do que um evento: simboliza o caminho que estamos construindo para que Jardim seja reconhecida como um destino de experiências autênticas. Um turismo que valoriza o que é nosso, respeita o meio ambiente e se conecta com os novos tempos e com o mundo, através da Rota Bioceânica. Esse é o turismo que queremos: vivo, integrado e com identidade”, expôs.
Novos sabores
Karu Cake doceria apresenta cookies de gotas de chocolate com amêndoas defumadas
Com um menu variado, restaurantes, bares e confeitarias de Jardim que participam do Festival Gastronômico, oferecem ao público opções salgadas e doces que incluem comida artesanal, japonesa, churrasco, pizzas, bolos, petiscos e bebidas. Para o desenvolvimento das receitas, os empresários receberam consultoria especializada que incluiu também orientações a respeito da precificação e melhorias em gestão.
“Cada prato foi desenvolvido com base em pesquisas culturais, tendências contemporâneas e valorização dos insumos regionais desses países. O processo colaborativo de criação gerou receitas originais, criativas e alinhadas com a identidade de cada negócio, estimulando a inovação, a competitividade e o protagonismo dos empresários locais”, comenta o chef de cozinha e consultor do Sebrae/MS, Paulo Vasconcellos.
Confira as empresas que participam do festival:
Casa Abiul (@casaabiul)
Prato: Carne Defumada ao Molho Aji Amarillo
Kitsune Sushi (@kitsunesushii)
Prato: Uramaki de Salmão Defumado com Espuma de Salsa Criolla ou Espuma de Maracujá
Picanha e Cia – Restaurante e Pestiscaria (@picanhaecia_)
Prato: Entrecôte ao Molho Pebre
Con’feitando – Atelier Juliana Bitto (@atelierjulianabitto)
Prato: Bolo dos Andes
Conveniência do Mané (@convdomane)
Prato: Pastel Aji Culantro
Karu Cake – Doceria (@karucake_)
Prato: Cookies de Amêndoas Defumadas
BOLT Dogueria e Hambúrgueria (@boltdogueria)
Prato: Hambúrguer com Maionese Defumada com Chimichurri
Gil Pizza Delivery (@gil_pizzadelivery)
Prato: Pizza de Pastrami Defumado ao Molho Chimichurri
Bendito Sabor (@benditosaborjardimoficial) e Itália Cremolatte (@italiacremolattems)
Prato: Frango Pachamama com Molho de Salsa e Iogurte Cítrico
Paraíso do Cowboy Country Bar (@paraisodocowboyms)
Prato: Caipirinha com Aristocrata e Morango
Restaurante Casa do Peixe (@casadopeixejardim)
Prato: Caldo de Piranha e Pastel de Peixe
Bonito Chopp (@bonitochopp)
Fornecimento de bebidas
Disk Chopp Jardim (@diskchoppjardim)
Fornecimento de bebidas
Mais informações sobre as ações do Sebrae/MS e parceiros de fomento ao comércio local podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site sebraems.com.br.
Fonte: Agência Sebrae